sexta-feira, 15 de junho de 2012





Poesia é voar fora da asa”
Noventa por cento do que escrevo é invenção. Só dez por cento é mentira”.
Manoel de Barros.

Sugestão de aula:
Poesia de Manoel de Barros: “O guardador das águas”.

Compreender a obra do poeta brasileiro e pantaneiro Manoel de Barros, na tentativa de sugerir práticas pedagógicas interdisciplinares que incentivem estudantes a recriarem significados para a língua materna, bem como sensibilizar e instigar concepções alternativas, de uma Educação Ambiental,na construção dos sentidos,trabalhando palavras vivas, provocadoras,arcaicas ou inovadoras, criando expectativas de um mundo melhor.
Ler e escrever poesias.
Conhecer um pouco da poesia de Manoel de Barros.
    1º Passo: O professor poderá iniciar a aula indagando os alunos se eles conhecem alguma poesia de Manoel de Barros, se podem recitar algum trecho do poema.
    2º Passo: Solicitar aos alunos que imaginem uma cena relacionada a águas e pedir que digitem no computador dez palavras provenientes da cena que imaginaram. Por exemplo,se pensarem em uma cena de cachoeira, as palavras poderão ser pedras,areia,árvores, peixes... Pedir que os alunos digitem no computador a cena que imaginaram deverá aparecer no texto que vão produzir.
    3º Passo: Dividir os alunos em duplas e solicitar que cada um da dupla leia para o outro o texto que escreveu no computador, mostrando as 10 palavras escolhidas.
    4º Passo: Desafie as duplas de alunos a escrever um poema(no poema devem constar algumas das 20 palavras).
       5º Passo: Para dar referências de como o poema poderá ser escrito,   pensado, pedir, que todos assistam ao vídeo: Águas de Manoel de Barros. http://www.youtube.com/watch?v=lMEIZpQR9H0

2 comentários:

  1. Léa achei muito interessante a sua atividade e incentivar os alunos a escreverem poesias é maravilhoso!

    ResponderExcluir
  2. Olá, Léa.

    Muito boa sugestão de uso pedagógico do blogger. Realmente esta ferramenta permite trabalhar com grupos de alunos em suas produções. A sugestão de escrita de poemas é uma das possibilidades oferecidas pela ferramenta blogger, que contém ainda o trabalho com uso de vídeos, textos, links, roteiros, questões, entre outras possibilidades que podem ser exploradas.ok.


    Att,

    Edinho.

    ResponderExcluir